Rio Branco 143 anos: A capital do Acre através de olhares fotográficos; VEJA
28/12/2025
(Foto: Reprodução) Rio Acre divide a capital em dois distritos
Walcimar Júnior/Arquivo pessoal
Capital do Acre e que, como várias outras cidades do estado, surgiu como um seringal, Rio Branco completa 143 anos de fundação neste domingo (28).
O município se aproxima de um século e meio de existência diante de crescimento populacional e desafios, como desastres ambientais, mobilidade urbana e segurança pública.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Somente no ano passado a capital acreana celebrou a data com um hino oficial, escolhido por meio de concurso cultural lançado em 2022 e com resultado divulgado em novembro de 2024, adotando assim um novo símbolo regional.
Aniversário de Rio Branco é comemorado com corrida pelas ruas do Centro da capital
LEIA MAIS
Corrida de rua celebra aniversário de Rio Branco no Centro da capital
Após divulgação de agenda, prefeitura cancela parte da programação do aniversário de Rio Branco por conta de cheia
Rio Branco é a cidade mais antiga do Acre, afirma historiador
José e Maria são os nomes mais populares no Acre, diz Censo; veja ranking
Fotógrafo comove a web ao registrar criança vestida de super-herói em rua no AC: 'a gente fica reflexivo'
A capital foi fundada por Neutel Maia em 28 de dezembro de 1882. Na época, o local rapidamente se tornou um porto comercial e trouxe a urbanização para o seringal. Foi palco das maiores disputas da Revolução Acreana em 1902, na luta por tornar o Acre um território independente.
O g1 reuniu alguns registros fotográficos – atuais e históricas – que representam parte desta rica história. Confira abaixo:
Família atravessa rua com por do sol ao fundo na Avenida Brasil, no Centro de Rio Branco
Diego Gurgel/Arquivo pessoal
A paz do entardecer
A pedido do g1, o fotógrafo Diego Gurgel escolheu uma cena descrita por ele como "a sensação de dever cumprido". A imagem mostra uma família atravessando a Avenida Brasil, ao lado do Instituto São José, no Centro de Rio Branco.
A imagem mostra o que parecem ser dois adultos e uma criança, de mãos dadas, em uma cena alegre com um belo por do sol ao fundo.
"Uma cena a qual a gente vê todo dia, mas por muitas vezes não para por alguns segundos para ver como o entardecer é tão lindo em nossa cidade", destacou.
Os produtores familiares que engrandecem as tradicionais feiras e comércio de Rio Branco
Nattércia Damasceno/Arquivo pessoal
Produção e comércio
A também fotógrafa Nattércia Damasceno selecionou uma foto que captou o espírito trabalhador da capital acreana. Publicada em 2014, no livro Entre Olhares, do coletivo Pium Fotoclube, a imagem mostra, em detalhe, uma das várias feiras localizadas em Rio Branco.
"Uma cidade que busque evoluir nas áreas da saúde, habitação e segurança, mas permaneça fiel às raízes amazônidas e à identidade que nos representa", comentou.
Amanhecer em Rio Branco
Paulo Oliveira/Arquivo pessoal
'Meu lugar favorito'
Em 2024, no aniversário de 142 anos de Rio Branco, o g1 pediu aos leitores que enviassem fotos dos seus lugares favoritos na capital acreana.
Os resultados variaram, de pontos turísticos a paisagens.
Myrella Silva enviou fotos de alguns locais que para ela são especiais, a Praça da Revolução no Centro, o Horto Florestal, o Parque São Francisco e o Parque Chico Mendes. Segundo ela, esses locais mostram 'a representatividade de Rio Branco'.
Galeria de Arte Juvenal Antunes pelas lentes de Myrela Silva
Myrella Silva/Arquivo pessoal
Uma das onças do Parque Chico Mendes em Rio Branco
Myrella Silva/Arquivo pessoal
Já o coroinha Anderson Costa resolveu homenagear um dos prédios mais antigos da capital, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, construída durante a década de 1950.
"Escolhi essa foto porque ela não é apenas uma imagem, é um reflexo daquilo que me move e dá sentido à minha vida. É um retrato da eternidade que toca a terra no momento mais sagrado da missa. Ali, diante do altar, sinto que todos os pedaços do meu ser encontram um propósito maior. Ser coroinha é mais do que servir; é viver uma vocação, uma entrega, é estar tão perto de Deus que posso sentir sua presença em cada gesto. Amo cada detalhe desse momento porque, nele, minha fé se renova, minha alma se enche de paz, e eu percebo o privilégio de estar ali. Essa foto me lembra que, mesmo sendo pequeno, faço parte de algo grandioso, eterno e divino. E isso é o que me faz ser quem eu sou", explicou.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Rio Branco
Asscom Paróquia Santa Rita de Cássia
Já Bianca Teixeira Muniz é de Santa Rosa do Purus, segundo ela na primeira viagem que fez a Rio Branco gostou de muitas coisas, mas nada chamou mais atenção dela quanto o Parque Chico Mendes, o zoológico da capital abriga atualmente mais de 270 animais silvestres, ocupa uma área de 57 hectares e foi inaugurado em julho de 1996.
Parque Chico Mendes é o lugar favorito de Bianca Muniz
Bianca Teixeira Muniz/ Arquivo pessoal
E nem só de cliques modernos vive a memória riobranquense. Confira abaixo uma galeria que mostra como a cidade mudou ao longo dos 143 anos.
Rio Branco celebra 143 anos
Aniversário de 143 anos
Entre 1904 e 1912 existiam na região três departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. A partir de 1910, o Alto Juruá foi dividido em dois, o Juruá e Alto Tarauacá. Com isso, cada departamento tinha sua própria capital
Quando o território foi anexado ao Brasil, a cidade mudou de nome para Vila Rio Branco e virou a capital apenas do Departamento do Alto Acre. Na época, Sena Madureira era preparada para ser a capital do estado por conta da localização geográfica. Porém, peso político de Rio Branco falou mais alto e, a partir de 1920, Rio Branco passou a ser a capital do Acre.
Por muito tempo foi comemorado o aniversário da cidade no dia 13 de junho. Isso porque, por muito tempo, se considerou a criação da cidade pela data em que foi criada Penápolis.
Existiam três teorias sobre a data do aniversário da cidade.
Aniversário a partir da criação do seringal Volta da Empreza
7 de setembro de 1904, da criação da Vila Rio Branco
13 de junho de 1909, quando foi criada a cidade de Penápolis.
Reveja os telejornais do Acre