(Foto: Reprodução) Quem são os lobistas que atuam nas COPs?
Todo ano, enquanto chefes de Estado, negociadores e ativistas se reúnem para discutir o futuro do planeta nas COPs, há um outro grupo que também marca presença nos corredores das conferências: os lobistas.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Eles não fazem parte das delegações oficiais de governo nem das organizações ambientais, mas exercem influência direta sobre o rumo das negociações climáticas.
O termo “lobby” vem do salão de espera dos parlamentos, onde representantes de setores econômicos aguardavam para conversar com políticos e defender seus interesses.
a COP 30 e nosso futuro
Nas conferências do clima, o princípio é o mesmo: os lobistas representam empresas de petróleo, gás, carvão, agronegócio e indústria pesada, e tentam garantir que as decisões da ONU levem em conta seus negócios.
Na prática, eles participam de eventos paralelos, mantêm reuniões com negociadores e acompanham cada nova redação dos textos oficiais.
Segundo levantamento de observatórios climáticos, mais de 1.700 representantes ligados ao setor de combustíveis fósseis estiveram presentes na COP29, um número recorde.
Manifestantes exibem cartazes com os dizeres 'fim dos combustíveis fósseis' durante a COP 28.
AP Photo/Joshua A. Bickel
Muitos entraram como parte de delegações oficiais de seus países, outros como membros de ONGs empresariais ou associações setoriais, o que levantou questionamentos sobre conflitos de interesse.
Por outro lado, empresas argumentam que precisam estar nas COPs para “contribuir com soluções” e assegurar uma transição energética viável, sem rupturas econômicas.
Como funcionam as discussões da COP, a conferência do clima da ONU
Já ambientalistas e parte da sociedade civil dizem que a presença desses grupos é desproporcional e pode enfraquecer compromissos ambiciosos.
Na COP29, por exemplo, o financiamento climático anunciado foi considerado baixo, e a promessa de eliminar combustíveis fósseis, firmada no ano anterior, acabou excluída do texto final.
Ativistas protestam contra combustíveis fósseis na COP28, em Dubai.
Thaier Al-Sudani/Reuters
LEIA TAMBÉM:
'Empresas como a Petrobras têm que deixar de ser apenas de exploração de petróleo', diz Marina Silva
Comitiva da ONU inspeciona locais da COP 30 e aprova planos de segurança, mobilidade e saúde
'O que aprendi ao viver um ano sozinho com um gato em uma ilha remota'
Qual é o papel da China na crise climática?