Ibitipoca está entre os destinos de ecoturismo mais indicados para visitar no Brasil em 2026
25/01/2026
(Foto: Reprodução) Parque Estadual do Ibitipoca - vista o mirante Janela do Céu
Dimas Stephan/g1
Ibitipoca está na lista dos principais destinos de ecoturismo do Brasil para 2026. O ranking foi elaborado pela plataforma PlanetaEXO, especializada em viagens sustentáveis e experiências em contato com a natureza.
O atrativo aparece na 13ª posição do mapeamento, que reúne 15 destinos distribuídos pelos principais biomas brasileiros e valoriza locais onde turismo, conservação ambiental e desenvolvimento social caminham juntos. Confira a lista completa mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Conforme a plataforma, a curadoria prioriza destinos que incentivam vivências ao ar livre, maior tempo de permanência do visitante e impactos positivos para as comunidades locais, fortalecendo o ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável.
O que conhecer em Ibitipoca
A região conta com o Parque Estadual do Ibitipoca, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, a cerca de 70 quilômetros de Juiz de Fora. Com 1.488 hectares, abriga áreas de Mata Atlântica, campos ferruginosos e montanhas, que chegam a 1.784 metros.
Circuito das Águas no Paque Estadual do Ibitipoca
Nathália Fontes/g1 Zona da Mata
O parque, conhecido também pelas cachoeiras e mirantes, recebe cerca de 80 mil visitantes por ano e conta com diferentes circuitos de visitação, que atendem desde turistas em busca de caminhadas leves até trilhas mais longas e desafiadoras.
Circuito Janela do Céu: principal atração, possui 16 quilômetros de extensão e passa por pontos como o Pico do Cruzeiro, a Lombada — ponto mais alto do parque — e a famosa queda d’água que dá nome ao trajeto;
Circuito das Águas: com cinco quilômetros, é indicado para quem prefere percursos tranquilos;
Circuito do Pião: de dificuldade moderada, reúne grutas, formações rochosas e paisagens naturais.
Além dos atrativos naturais do parque, há também a Vila de Conceição de Ibitipoca, que se destaca pela gastronomia, arquitetura e festivais de música, e o Projeto Ibiti, organização socioambiental que também oferece experiências de turismo ecológico.
Segundo a plataforma, entre abril e setembro, a temperatura é ótima para trilhas e passeios ao ar livre, com média de 15 °C a 25 °C no outono e 10 °C a 20 °C no inverno (durante o dia). Nos meses de primavera e verão, o destaque é a vegetação vibrante e as cachoeiras.
LEIA TAMBÉM:
Parque Estadual do Ibitipoca reúne trilhas, cachoeiras e paisagens; saiba como visitar
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro pode ganhar título inédito e virar referência no astroturismo em MG
Lista completa da PlanetaEXO
A plataforma elegeu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) como o principal destino de ecoturismo do Brasil. Na sequência, aparecem a Amazônia — com destaque para os estados do Amazonas e do Pará — e Barra do Garças (MT). Confira abaixo a lista completa:
Lençóis Maranhenses (MA)
Amazônia (AM/PA)
Barra do Garças (MT)
Chapada Diamantina (BA)
Cambará do Sul (RS)
Jalapão e Serras Gerais (TO)
Chapada dos Veadeiros (GO)
Pantanal (MT/MS)
Vale do Catimbau (PE)
Nobres (MT)
Serra da Capivara (PI)
Cerrado (GO/MG/BA)
Ibitipoca (MG)
Abrolhos (BA)
Fernando de Noronha (PE)
ASSISTA TAMBÉM: Parque Estadual do Ibitipoca recebe turistas de todo o país
Parque Estadual do Ibitipoca recebe turistas de todo o país no carnaval
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes