Governadora Hana Ghassan entrega Usina da Paz em Santarém e anuncia novos investimentos para a região oeste do Pará

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Usina da Paz em Santarém Kamila Andrade/g1 A governadora do Pará, Hana Ghassan, entregou nesta segunda-feira (23) a Usina da Paz de Santarém, no oeste do estado. A inauguração integra a programação de aniversário de 364 anos do município e marca a chegada da 32ª unidade do programa ao Pará. ✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp Instalada em uma área estratégica da cidade, a Usina da Paz passa a oferecer mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, assistência social, educação, esporte, cultura, qualificação profissional e lazer. A expectativa do governo estadual é que o espaço beneficie moradores de Santarém e de municípios vizinhos da região do Baixo Amazonas. Durante coletiva de imprensa, Hana Ghassan definiu a Usina da Paz como um instrumento de transformação social voltado à geração de oportunidades para a população. “Quando me perguntaram qual palavra define a Usina da Paz, eu respondi: oportunidade. Este é um local de oportunidades para toda a população”, afirmou. Usina da Paz em Santarém Kamila Andrade/g1 Segundo a governadora, as inscrições para os cursos profissionalizantes começam nesta terça-feira (24). Entre as capacitações oferecidas estão cursos nas áreas de culinária, costura, informática e outras formações voltadas à inserção e qualificação no mercado de trabalho. Além dos cursos, o complexo conta com biblioteca, brinquedoteca, quadras esportivas, academia, salas multiuso e espaços destinados ao desenvolvimento de atividades culturais e comunitárias. O acesso aos ambientes será gratuito. Hana destacou que o programa foi criado para unir políticas de inclusão social e prevenção à violência, oferecendo alternativas de desenvolvimento para crianças, jovens, adultos e idosos. “Hoje chegamos à Usina da Paz de número 32. Estabelecemos a meta de alcançar 40 unidades e vamos continuar avançando para garantir mais oportunidades à população paraense”, disse. A governadora também agradeceu a parceria da Prefeitura de Santarém e da Câmara Municipal pela cessão da área onde a obra foi construída, ressaltando a importância da união entre os poderes para a implantação de projetos estruturantes. Usina da Paz em Santarém Kamila Andrade/g1 Novos investimentos Durante a visita a Santarém, Hana Ghassan anunciou a entrega de novos investimentos do Governo do Pará para a região. Entre eles está a inauguração do Hospital Materno Infantil, prevista para os próximos dias. A unidade contará com 120 leitos e é considerada uma das principais obras da área da saúde no oeste paraense. A governadora também confirmou a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estadual e destacou o andamento das obras do novo Hospital Regional do Baixo Amazonas, empreendimento que ampliará a oferta de atendimentos especializados para moradores de diversos municípios da região. Outro destaque foi a continuidade dos investimentos em infraestrutura urbana, incluindo obras de pavimentação e mobilidade que estão sendo executadas em Santarém. A cerimônia reuniu autoridades estaduais, federais e municipais, além de representantes da Assembleia Legislativa do Pará, prefeitos da região, vereadores e lideranças comunitárias. Com a inauguração da Usina da Paz, Santarém passa a integrar a rede estadual de equipamentos públicos voltados à promoção da cidadania, inclusão social e fortalecimento das políticas públicas para comunidades em situação de vulnerabilidade. VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

FONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2026/06/23/governadora-hana-ghassan-entrega-usina-da-paz-em-santarem-e-anuncia-novos-investimentos-para-a-regiao-oeste-do-para.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes