Cães em situação de maus-tratos são resgatados de casa abandonada em Teresina
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Cães em situação de maus-tratos são resgatados de casa abandonada em Teresina
Dois cães em situação de maus-tratos foram resgatados na quarta-feira (11) por policiais civis e militares no bairro Parque Poti, Zona Sudeste de Teresina. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), eles foram abandonados em uma casa alugada.
LEIA TAMBÉM: Soldado reformado do Exército é preso suspeito de atirar em cachorro do vizinho
A SSP informou que um casal morava no local, mas o homem foi preso por tráfico de drogas e homicídio. Após a prisão dele, a companheira permaneceu por um tempo e também abandonou a residência, deixando os cães sozinhos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Vizinhos e o proprietário da casa chegaram a alimentar os cães. No entanto, o dono da residência não conseguia entrar no local porque os animais apresentavam um comportamento agressivo.
De acordo com o delegado Willame Moraes, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a situação configura crime de maus-tratos por abandono.
“Os dois animais estavam muito magros, expostos ao sol e à chuva, e a água estava contaminada. Diante disso, tivemos a obrigação de retirar esses animais do local”, disse o delegado.
O delegado explicou ainda que um tutor responsável por acolher os cães resgatados já foi providenciado.
Maus-tratos aos animais
Os maus-tratos aos animais podem acontecer em situações de abuso, abandono ou violência e preveem uma pena de detenção de três meses a um ano e multa.
No caso de animais domésticos, como cães e gatos, a pena é de dois a cinco anos de prisão e pode ser aumentada em até um terço se eles morrerem.
Cães em situação de maus-tratos são resgatados de casa abandonada em Teresina
Divulgação/SSP-PI
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube